/ricerca/brasil/search.shtml?any=
Mostre menos

Se hai scelto di non accettare i cookie di profilazione e tracciamento, puoi aderire all’abbonamento "Consentless" a un costo molto accessibile, oppure scegliere un altro abbonamento per accedere ad ANSA.it.

Ti invitiamo a leggere le Condizioni Generali di Servizio, la Cookie Policy e l'Informativa Privacy.

Puoi leggere tutti i titoli di ANSA.it
e 10 contenuti ogni 30 giorni
a €16,99/anno

  • Servizio equivalente a quello accessibile prestando il consenso ai cookie di profilazione pubblicitaria e tracciamento
  • Durata annuale (senza rinnovo automatico)
  • Un pop-up ti avvertirà che hai raggiunto i contenuti consentiti in 30 giorni (potrai continuare a vedere tutti i titoli del sito, ma per aprire altri contenuti dovrai attendere il successivo periodo di 30 giorni)
  • Pubblicità presente ma non profilata o gestibile mediante il pannello delle preferenze
  • Iscrizione alle Newsletter tematiche curate dalle redazioni ANSA.


Per accedere senza limiti a tutti i contenuti di ANSA.it

Scegli il piano di abbonamento più adatto alle tue esigenze.

Veronafiere cresce no Brasil com feira de pedras naturais

Veronafiere cresce no Brasil com feira de pedras naturais

Marmomac será realizada fora de Verona pela 1ª vez na história

SÃO PAULO, 13 de fevereiro de 2025, 13:12

Redação ANSA

ANSACheck
Marmomac é a principal feira de pedras naturais do mundo © ANSA/Divulgação

Marmomac é a principal feira de pedras naturais do mundo © ANSA/Divulgação

A maior feira de pedras naturais no mundo cruza as fronteiras de Verona, na Itália, pela primeira vez na história e desembarca no Brasil para aumentar a visibilidade do país e criar um ponto de referência para o setor nas Américas.
    A Marmomac Brazil acontece de 18 a 20 de fevereiro, no Distrito Anhembi, em São Paulo, e é realizada pela Milanez & Milaneze, empresa do centenário grupo Veronafiere, organizador de feiras como Vinitaly, Fieracavalli e a própria Marmomac, maior evento do mundo na área.
    "O Brasil é o quarto maior produtor e o quinto maior exportador de rochas ornamentais. E quando se fala em diversidade de cores e tipos de pedras naturais, é o país que tem a maior. Ele foi agraciado geologicamente", diz Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, em entrevista à ANSA.
    A empresa organiza há mais de 35 anos a feira Cachoeiro Stone Fair, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), maior polo de processamento de rochas das Américas. O evento deu origem à Vitória Stone Fair, realizada na capital capixaba desde 2003 e que logo se tornou uma das mais importantes no mercado global de mármores e granitos, atraindo a atenção da Veronafiere.
    "A gente começou a conversar sobre uma parceria e, em 2013, o grupo adquiriu 60% da Milanez & Milaneze e virou acionista majoritário", conta Flávia. Desde então, o casamento já resultou na feira de vinhos Wine South America (parceria com a Vinitaly), em Bento Gonçalves (RS) e que chega à sua quinta edição em 2025, e agora ganha força com a Marmomac em São Paulo, mais um exemplo dos estreitos laços econômicos e comerciais entre Brasil e Itália.

Feira acontece no Brasil entre 18 e 20 de fevereiro

 
    "Como o setor brasileiro despertou muito a atenção das empresas de maquinário e tecnologia italianas, elas fizeram um mercado muito bom aqui. Praticamente todas as grandes empresas do segmento abriram filial no Brasil", diz a executiva.
    Segundo Flávia, o Brasil exporta cerca de US$ 1,2 bilhão em rochas e pedras ornamentais por ano, e a Itália é o terceiro principal destino, atrás de Estados Unidos, que respondem por mais de 60% do total, e China. "A Itália é um importante parceiro comercial, tanto para o Brasil adquirir tecnologia quanto para a Itália comprar materiais brasileiros para compor o portfólio. É uma relação muito sólida", acrescenta.
    A Marmomac Brazil chega para substituir a Vitória Stone Fair - a feira de Cachoeiro será mantida -, com o objetivo de aumentar a visibilidade de um setor hoje muito concentrado no Espírito Santo, responsável por 82% das exportações brasileiras.
    Para isso, o evento quer ir além do tradicional público de produtores e distribuidores, mirando também arquitetos, designers e construtoras, ou seja, "aqueles que têm o poder de gerar o consumo". A feira reunirá cerca de 200 expositores e espera receber 15 mil pessoas de todos os estados do Brasil e de mais de 50 países.
    A programação inclui palestras, rodada de negócios em parceria com a agência de promoção de exportações ApexBrasil e até uma exposição de arte para mostrar todas as possibilidades de aplicação de pedras naturais, também com a previsão de uma presença "forte" de instituições italianas.
    "Estamos com uma expectativa muito bacana. Temos um plano de consolidação da feira nos próximos três anos. Queremos transformá-la na referência para as Américas quando se fala em pedra natural", ressalta Flávia, acrescentando que a Veronafiere estuda exportar mais projetos para o Brasil. "Existe um planejamento para trazer outros eventos do grupo, que tem muito a crescer no Brasil", diz.
   

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA

Imperdíveis

Compartilhar

Veja também

Ou use