Uma obra atemporal, uma trama de intriga e desejo, um retrato magistral da natureza humana. As Bodas de Fígaro, de Mozart, com libreto de Lorenzo Da Ponte, continua a brilhar através dos séculos com sua energia teatral e musical avassaladora.
Em 2025, esta obra-prima ganhará vida através de um projeto de formação e espetáculo que combina o rigor da tradição operística com a vitalidade da pesquisa acadêmica. A Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura, oferece uma exploração aprofundada e inovadora do recitativo de Mozart, um dos elementos mais fascinantes e complexos da ópera. O espetáculo está marcado para amanhã (21) às 12h (horário local) no Teatro Itália - Av. Pres. Antônio Carlos, 40 / 4º andar - Centro, Rio de Janeiro.
O projeto, que faz parte do programa Ópera na UFRJ, inclui um workshop intensivo de uma semana sob a direção da renomada encenadora e professora florentina Matelda Cappelletti, especialista no repertório de Mozart/Da Ponte.
Reconhecida por sua abordagem criativa e engenhosa, Cappelletti conduzirá os participantes a uma imersão que vai além da performance musical, enfatizando a teatralidade do texto, a musicalidade das palavras e o domínio da língua italiana no canto.
O laboratório culminará na apresentação cênica de alguns trechos da ópera, resultado de um processo de estudo e experimentação que levou os participantes a confrontar as múltiplas nuances do texto. Evento inaugural da nova série musical Notas e Sabores do Instituto Italiano de Cultura, o espetáculo será uma oportunidade única de se surpreender com a vitalidade de uma obra que continua a questionar o presente com sua força expressiva.
Em seguida, será servido um almoço que combinará o prazer da mesa com a descoberta: será servido um prato de massa ao molho finto, simples apenas na aparência, mas capaz de evocar tradição, criatividade e o gosto de compartilhar uma experiência.
Nascida em Florença, Cappelletti construiu uma carreira internacional como diretora de ópera, levando sua abordagem inovadora a palcos de prestígio. Sua experiência abrange tanto a tradição operística quanto a experimentação cênica, com especial atenção à formação de jovens artistas.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © Copyright ANSA